O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (10) um investimento de R$ 24 milhões para ações de combate a incêndios florestais no Paraná. A nova força-tarefa inclui a contratação de aeronaves especializadas para o combate às chamas, a formação de brigadistas, a compra de equipamentos como abafadores, mochilas costais e sopradores, além da contratação de caminhões-pipa para auxiliar nas operações.
Diversas cidades do Paraná enfrentam um período de estiagem severa desde agosto, caracterizado por baixos índices de chuva e umidade relativa do ar. Na última semana, o governador decretou situação de emergência para estiagem, uma medida que facilita a atuação em desastres, incluindo incêndios florestais, foco do pacote anunciado.
Ratinho Junior destacou que este novo investimento se soma a outras iniciativas do Estado para combater incêndios. “A ideia é somar forças. Além dos mais de 200 caminhões-pipa que nós doamos aos municípios, adaptáveis para combate a incêndios, e todos os equipamentos que o Corpo de Bombeiros já possui, estamos reforçando com mais 500 brigadistas em parceria com 100 cidades do Paraná, equipados com kits de combate a incêndio”, afirmou.
Ele acrescentou: “É um kit de primeira hora, de primeira chegada dos brigadistas para reforçar todo esse apoio e esse cuidado que temos para evitar essas queimadas e incêndios. Também estamos contratando aviões específicos para combate a incêndio. O Paraná nunca teve isso, então estamos organizando para que possamos ter disponível assim que necessário.”
O anúncio vem em um momento crítico, onde a preocupação com a segurança ambiental e a proteção das florestas é cada vez mais urgente. As medidas visam não apenas aumentar a capacidade de resposta a incêndios, mas também prevenir novos incidentes, garantindo a preservação dos recursos naturais e a segurança das comunidades afetadas.
Fique ligado! #Noticiadopovo