Em 2021, o município de Jardim Olinda foi alvo de críticas em diversos veículos de comunicação ao ficar quase em último lugar no índice avaliado pelo Tribunal de Contas, com apenas 49,53%. No entanto, ao longo do último ano, foi implementados mudanças significativas que transformaram essa realidade.
A prefeitura realizou uma reestruturação no organograma da administração, criando um Departamento de Gestão e Comunicação responsável pela inserção de informações e pela readequação do Portal da Transparência. Como resultado desse esforço, o município obteve o MAIOR ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA entre os municípios da Micro Região do Vale do Paranapema, de acordo com a avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Através do Índice de Transparência na Administração Pública (ITP), alcançando a posição Diamante, com um índice de 73,49%.
Neste ano, dando continuidade ao trabalho colaborativo entre a Administração e os demais Departamentos, conseguiram elevar a pontuação para 90,66% no ITP, atingindo 100% nas avaliações essenciais e conquistando o nível OURO no Índice de Transparência da Administração Pública – ITP: 2024. Essa conquista faz parte do 3º Ciclo de Avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
À medida que a prefeita e seu vice aproxima do final deste mandato, é possível observar o comprometimento desta gestão com a Administração Pública e a evolução em uma questão tão crucial como a Transparência no Setor Público.
“Gostaríamos de reconhecer o trabalho realizado pelo Departamento de Gestão e Comunicação na adequação do Portal, bem como o esforço do Controle Interno e de TODOS os Departamentos envolvidos, que colaboraram na organização de documentos, envio de informações, respostas a questionários e na execução de diversos serviços”
O segundo menor município do Paraná continua fazendo história.
Fique ligado! #Noticiasdopovo