O Paraná está em alerta laranja de temporal para as próximas 24 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso nesta quarta-feira (27) para chuvas fortes e rajadas de vento de até 100 km/h.
Conforme o Inmet, o volume acumulado de chuva varia entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de queda de granizo. Os temporais podem deixar estragos como corte de energia elétrica, em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Veja quais regiões serão afetadas pelo temporal no Paraná
Segundo o aviso do instituto, as regiões sob risco de tempestades no estado são: Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Sudeste. Além disso, o Oeste Sul Catarinense, mais Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Centro Ocidental Rio-grandense também estão em alerta.
O aviso do Inmet vai das 10h desta quarta-feira (27) até às 12h de quinta-feira (28).
Instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Frente fria chega ao Paraná com risco de tempestades
Uma frente fria chega ao Paraná e traz risco de temporal a partir de quarta-feira (27). Apesar disso, as temperaturas continuam elevadas em algumas regiões do estado.
Já na quinta-feira (28), essa frente fria contribui para a formação de tempestades, com fortes chuvas e trovoadas. Todas as áreas do estado estão sob risco, de acordo com o ClimaTempo.
Além disso, as temperaturas devem cair. O volume de chuva vem acompanhado de raios e trovoadas. Vai ser um dia de pouca abertura de sol, que fica restrita a região de Cascavel. Curitiba, litoral e as cidades próximas a Ponta Grossa terão dia nublado e com risco de chuva a qualquer hora.
Na capital, as máximas chegam aos 27ºC e em Paranavaí aos 30ºC. As temperaturas caem 6ºC e 7ºC no Norte do Paraná. Apesar disso, o tempo ainda continua abafado.
Fique ligado! #Noticiasdopovo