Uma forte chuva atingiu Paranavaí na tarde de terça-feira, 4, deixando aproximadamente 20 pontos da cidade alagados e interrompendo o trânsito em diversas vias. O fenômeno mais impressionante foi a queda de um raio próximo a um outdoor no cruzamento do Jardim São Jorge, assustando moradores e motoristas que passavam pelo local – assista no fim da reportagem.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o volume de chuva registrado foi de 43,8 milímetros, sendo que mais de 40 mm caíram em um curto intervalo de tempo após as 15h.
Segundo a Prefeitura de Paranavaí, algumas medições independentes indicam que o acumulado pode ter passado de 70 mm em certos bairros.
Alagamentos e transtornos no trânsito
O grande volume de água provocou pontos de alagamento que dificultaram o trânsito de pedestres e veículos. As avenidas Rio Grande do Norte, Tancredo Neves e Paraná foram algumas das mais afetadas, assim como a bacia do Jardim Ouro Branco. Ruas como Albino Silva, ao lado do cemitério, e Neusa Cascão Borba, em frente à OAB, também ficaram intransitáveis.
Segundo a prefeitura, apesar dos alagamentos, não houve registro de quedas de árvores ou destelhamento de casas.
Por que os raios caem?
Os raios acontecem devido ao acúmulo de cargas elétricas nas nuvens, que se descarregam em direção ao solo quando há uma grande diferença de potencial elétrico. Normalmente, atingem locais altos ou estruturas metálicas, pois esses pontos facilitam a condução da eletricidade.
A recomendação dos especialistas é que, durante tempestades, as pessoas evitem áreas abertas, busquem abrigo em locais seguros e não fiquem próximas a postes, árvores ou estruturas metálicas.