Na noite desta terça-feira, uma triste cena de violência marcou o clássico sul-americano entre Brasil e Argentina, no Estádio do Maracanã. Antes mesmo do início da partida, torcedores das duas seleções entraram em confronto nas arquibancadas, resultando em momentos de pânico e caos.
O conflito teve início durante a execução dos hinos nacionais, no setor onde os fãs argentinos estavam concentrados, atrás de um dos gols do estádio. Infelizmente, não havia qualquer separação entre as torcidas, o que facilitou a ocorrência do incidente.
Após um pequeno foco de confronto entre torcedores das duas seleções, a situação se intensificou, com brigas entre policiais e argentinos. Assentos foram arrancados e arremessados nas arquibancadas. A princípio, a polícia demorou a agir, mas, posteriormente, entrou no local com violência.
Os jogadores em campo perceberam a gravidade do problema e, inclusive, os argentinos, que se preparavam para a foto oficial, correram em direção às arquibancadas para tentar intervir na confusão. Marquinhos, capitão da Seleção Brasileira, também se envolveu na tentativa de acalmar os ânimos.
Para fugir da ação policial, os torcedores argentinos se movimentaram para o lado esquerdo, causando pânico em outra parte da torcida brasileira que, inicialmente, não estava envolvida no problema e acabou ficando esmagada.
O pânico gerado levou alguns torcedores brasileiros a saltarem o muro e invadirem o campo. Diante da situação, os jogadores argentinos decidiram ir para o vestiário, solicitando um intervalo de 15 minutos para que a situação se acalmasse nas arquibancadas. Eles retornaram ao campo às 21h52. No entanto, ao voltarem, Messi, De Paul e Rodrygo se envolveram em uma discussão acalorada. A partida só começou às 21h57, com um atraso de 27 minutos.
No setor Sul do estádio, onde ocorreu a confusão, havia muitas crianças presentes, que ficaram desesperadas, com muitas delas chorando. Alguns torcedores optaram por deixar o estádio imediatamente diante do clima tenso e perigoso.
É lamentável que um evento esportivo de tamanha importância tenha sido manchado por atos de violência. É necessário que as autoridades investiguem o ocorrido e tomem as medidas cabíveis para evitar que situações como essa se repitam no futuro. A segurança e a integridade de todos os envolvidos devem ser garantidas em qualquer evento esportivo.

Se é Notícia, #tanojornaldopovo