Esse será um ano eleitoral é importante lembrar que apenas eleitores com o título regularizado poderão exercer seu direito ao voto. No dia 6 de outubro, mais de 150 milhões de eleitores serão convocados para escolher prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades do país. No entanto, para participar do processo eleitoral, é necessário ter o título regularizado até o dia 8 de maio.
Existem diversas razões pelas quais um título eleitoral pode ficar irregular. O cancelamento ocorre em casos de duplicidade de inscrições, não comparecimento à revisão de eleitorado, ausência em três turnos consecutivos ou por sentença judicial. Já a suspensão do título pode ser causada por condenação, improbidade administrativa ou recusa de serviço militar obrigatório.
Para verificar a situação do título eleitoral, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ir até a aba “Serviços” e clicar em “Situação Eleitoral”. Informe o CPF e obtenha todas as informações necessárias. Caso o título esteja irregular, não é preciso se preocupar. Na mesma aba “Serviços”, há a opção “Autoatendimento Eleitoral”. Escolha “Título Eleitoral” e, em seguida, “Regularize seu título eleitoral”. Essa ferramenta está disponível tanto para eleitores residentes no Brasil quanto no exterior. Ao finalizar o processo, você receberá um protocolo e poderá acompanhar todo o trâmite pela internet.
Normalmente, as irregularidades podem ser resolvidas por meio do autoatendimento. No entanto, se for necessário comparecer pessoalmente a um cartório eleitoral, por exemplo, devido à biometria, o eleitor receberá um alerta com a melhor opção de local para atendimento.
É importante ressaltar que, além de ficar impossibilitado de participar das eleições municipais, quem não regularizar seu título eleitoral também enfrentará dificuldades em outros aspectos da vida civil. Sem o título regularizado, não será possível obter o passaporte, a carteira de identidade, ingressar em universidades, renovar matrículas e assumir cargos por aprovação em concursos públicos.
Portanto, o prazo final para regularizar o título é o dia 8 de maio, 150 dias antes das eleições. Não deixe para a última hora e garanta seu direito de participar do processo democrático.
Se é notícia , #tanojornaldopovo