Bombeiros militares do Paraná estão desde segunda-feira (12) ajudando no combate a um incêndio de grandes proporções que atingiu um prédio em Ciudad del Este, no Paraguai, na fronteira com o Brasil, perto de Foz do Iguaçu. O local é um edifício em obras de aproximadamente 25 andares que fica no centro da cidade, a cerca de 650 metros da Ponte da Amizade. De acordo com os Bombeiros Voluntários do Paraguai, não há vítimas desaparecidas nem feridos no prédio.
O fogo começou entre o 11º e 12º andares do prédio, mas as equipes locais encontraram dificuldades em controlar as chamas pela altura do edifício e pela ausência de tubulações de prevenção de incêndio. Diante disso, os bombeiros paranaenses foram acionados para prestar apoio.
Os primeiros bombeiros do Paraná chegaram ao local ainda no final da tarde de segunda-feira, após a solicitação por apoio da Central de Bombeiros de Ciudad del Este ao 9º Grupamento de Foz do Iguaçu. O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a ação.
Desde então, foram enviados 12 bombeiros, duas caminhonetes e dois caminhões para auxiliar no combate às chamas, além de diversos equipamentos. Inicialmente, dois bombeiros paranaenses ajudaram as equipes paraguaias na fase de rescaldo do incêndio, controlando e extinguindo pequenos focos de fogo dispersos no edifício.
No entanto, na manhã desta terça-feira (13), o incêndio voltou a tomar força e uma equipe maior de 10 bombeiros do Paraná se deslocou ao local para auxiliar a corporação paraguaia no combate ao fogo.
Para enfrentar o desafio, os bombeiros tiveram que armar mangueiras pelas escadas do edifício por mais de 10 andares, já que o prédio não possui uma estrutura própria de combate a incêndios. Além disso, a presença de equipamentos eletrônicos nos pavimentos gerou uma fumaça densa no interior do prédio, dificultando a ação das equipes.
Uma área ao redor do edifício segue isolada para o trabalho de combate às chamas. Além dos bombeiros paranaenses e locais, equipes de bombeiros da Itaipu Binacional e das cidades vizinhas de Minga Guazú, Presidente Franco e Hernandarias, do Paraguai, também estão colaborando na ação de combate ao fogo. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
O apoio dos bombeiros do Paraná é fundamental para controlar o incêndio e garantir a segurança da região. As equipes estão empenhadas em conter as chamas e evitar que o fogo se espalhe para outras áreas do edifício ou imóveis próximos. A ação conjunta entre Brasil e Paraguai demonstra a importância da solidariedade e cooperação entre países vizinhos em momentos de crise.
A equipe de bombeiros continua trabalhando incansavelmente para controlar o incêndio e garantir a segurança da população. Ainda não há previsão de quando as chamas serão totalmente extintas, mas todos os esforços estão sendo feitos para que isso ocorra o mais rápido possível.
Se é Notícia , #tanojornaldopovo