Seja bem-vindo!

InícioBRASILGoverno lula ampliam permissão para aborto em casos de estupro até o...

Governo lula ampliam permissão para aborto em casos de estupro até o fim da gestação, gerando polêmica e debates éticos

Publicado em

spot_img

O Ministério da Saúde anunciou uma nova orientação que permite a realização de aborto em casos de estupro durante toda a gestação. Anteriormente, o limite para o procedimento era de 21 semanas e 6 dias. Agora, não há mais um limite temporal, o que possibilita o aborto até as 40 semanas de gestação, nos casos em que não é punido no Brasil. O aborto é considerado crime no país, mas não é punido em casos de estupro e risco de vida para a mulher, de acordo com o artigo 128 do Código Penal, ou quando o bebê é diagnosticado com anencefalia, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal em 2012.
A orientação anterior seguia normas internacionais de viabilidade fetal, permitindo a realização de um parto prematuro sem a necessidade de interromper a vida do feto. No entanto, a nova nota técnica do Ministério da Saúde argumenta que esse marco seria variável, dependendo de fatores individuais, como as tecnologias neonatais disponíveis e a saúde da gestante.
Além disso, a orientação afirma que “até o nascimento, quando ocorre a separação do recém-nascido do ambiente uterino, o feto muito provavelmente não é capaz de sentir dor”. No entanto, um estudo publicado em 2020 no Journal of Medical Ethics chamado “Reconsiderando a dor fetal” indica que algum tipo de dor pode ser sentido a partir das 12 semanas de gestação, como mostrado pela Gazeta do Povo.
O texto do Ministério da Saúde, assinado pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, e pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda, justifica que o artigo 128 do Código Penal não estabelece um limite temporal para a realização de abortos.
É importante ressaltar que o conceito de viabilidade fetal fora do útero, citado em vários documentos do Conselho Federal de Medicina e na literatura médica mundial, define o aborto como a interrupção da gravidez até a 20ª ou 22ª semana, quando o feto pesa até 500 gramas, ou quando o feto mede até 16,5 cm.
A discussão sobre o aborto em um estágio avançado da gestação, com mais de sete meses, levanta questões éticas e médicas complexas. Com 30 semanas de gestação, todos os órgãos do bebê já estão formados, ele tem paladar desenvolvido, consegue abrir e fechar os olhos, reconhece a voz da mãe e ouvir seus batimentos cardíacos.
Um vídeo publicado pela ONG pró-vida Live Action apresenta detalhes do procedimento de aborto quando o feto tem a partir de seis meses, narrado pela médica obstetra americana Patti Giebink, que realizava abortos e posteriormente se arrependeu.
A ampliação da permissão para o aborto em casos de estupro até as 40 semanas de gestação levanta debates em relação aos direitos das mulheres, proteção à vida fetal e questões éticas. Esse assunto certamente continuará sendo objeto de discussões e reflexões na sociedade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bandidos furtam carro de policial penal e são presos pela Guarda Municipal em Maringá

Dois homens foram presos pela Guarda Civil Municipal de Maringá após furtarem o carro...

Motorista que matou trabalhador em acidente estava com CNH vencida e tem histórico de embriaguez ao volante

Marcelo Rodrigues de Jesus, de 49 anos, foi preso em flagrante após provocar um...

Motorista embriagado atropela casal e mata trabalhador de 59 anos no Jardim Olímpico

  Um grave acidente registrado na noite de sábado (15) resultou na morte de José...

Motociclista fica em estado gravíssimo após colisão com caminhão na PR-317

Um motociclista de 32 anos está internado em estado gravíssimo após se envolver em...

Motorista que matou trabalhador em acidente estava com CNH vencida e tem histórico de embriaguez ao volante

Marcelo Rodrigues de Jesus, de 49 anos, foi preso em flagrante após provocar um...

Duas mulheres são presas transportando quase meio milhão em drogas na PR-317

Duas mulheres foram presas na tarde desta sexta-feira (14) na rodovia PR-317, em Floresta,...

Quatro cães em situação de maus-tratos são resgatados pela Prefeitura de Maringá

Caso foi registrado no Jardim Pinheiros; tutor dos animais recebeu multa Na manhã desta sexta-feira...