O município de Nova Prata do Iguaçu, localizado no Sudoeste do estado, foi abalado por um escândalo envolvendo a suspeita de fraude em um concurso público. Um assessor jurídico e a secretária municipal de Ação Social foram afastados liminarmente de suas funções por 90 dias, após decisão judicial que atendeu a uma ação por ato de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Salto do Lontra.
A investigação teve início após o MPPR receber informações sobre possíveis irregularidades na condução do concurso, realizado no ano passado para a contratação de cargos no Executivo municipal. Entre os aprovados, foram identificados diversos parentes e pessoas próximas de agentes políticos, incluindo o prefeito, vereadores e o próprio assessor jurídico.
Dentre as irregularidades encontradas, constatou-se que o município optou por realizar o concurso por conta própria, sem contratar uma empresa especializada para elaboração do certame. Além disso, foram identificadas alterações injustificadas no gabarito, sem a devida publicidade, o que resultou na aprovação de alguns candidatos com 100% de acerto na prova objetiva, um fato bastante incomum.
A ação por ato de improbidade administrativa, ajuizada em fevereiro deste ano, tem como objetivo buscar a condenação dos agentes públicos responsáveis pelos ilícitos. Além do afastamento liminar das funções, a justiça autorizou a realização de busca e apreensão dos celulares dos requeridos, uma vez que há indícios de que teriam coagido uma possível testemunha do caso. Áudios obtidos pela Promotoria de Justiça revelaram que o assessor jurídico orientou uma estagiária a mentir caso fosse intimada para prestar depoimento ao Ministério Público.
O escândalo abalou a confiança da população em relação à lisura dos concursos públicos no município. O Ministério Público segue empenhado em esclarecer todos os fatos e garantir que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados por seus atos. A transparência e a honestidade na administração pública são fundamentais para o bom funcionamento do serviço público e a confiança da população.
Fonte: Terceira Opnião

Se é Notícia , #tanojornaldopovo