O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja e um alerta amarelo devido ao declínio de temperatura no Paraná. Os avisos abrangem praticamente todo o estado e têm início às 22h desta segunda-feira (13), com término às 9h desta quarta-feira (15). Durante esse período, algumas cidades podem registrar mínimas de um dígito.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o avanço de uma frente fria aumenta a instabilidade e as condições para chuvas no estado. Na terça-feira (14), o tempo seguirá instável, com previsão de chuvas de fraca intensidade em alguns setores. As temperaturas ficarão amenas em todo o estado, com máximas abaixo dos 20°C na metade sul paranaense.
O alerta laranja emitido pelo Inmet é devido aos riscos à saúde causados pela queda de cerca de 5ºC. As regiões afetadas serão Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental. Já o alerta amarelo é para declínio de temperatura de 3ºC a 5ºC, com leve risco à saúde nas regiões do Norte Pioneiro, Noroeste, Norte Central, Centro Oriental e Centro Ocidental.
Em função da frente fria, algumas cidades do Paraná terão mínimas baixas. Em General Carneiro, por exemplo, a previsão é de mínima de 6ºC nesta quarta-feira (15), com máxima de 18ºC. Pato Branco e Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado, terão mínima de 9ºC e máxima de 21ºC. Já Palmas terá mínima de 7ºC e máxima de 18ºC no mesmo dia.
Além disso, o Simepar prevê o retorno das chuvas em vários municípios na sexta-feira (17), principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro Sul. A população deve estar atenta aos alertas e tomar as devidas precauções para garantir sua segurança e bem-estar durante esse período de baixas temperaturas e instabilidade climática.
Se é Notícia , #tanojornaldopovo