Na manhã desta terça-feira, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, deflagrou a Operação Money Poup, com o objetivo de desarticular um esquema de corrupção na 86ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Sarandi.
A operação contou com o cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão, além de monitorações eletrônicas, recolhimentos domiciliares e proibições de acesso e contato. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Sarandi e foram cumpridos em endereços relacionados aos investigados em Sarandi, Maringá e Santa Fé.
A investigação teve início em março de 2023, quando o Gaeco de Maringá recebeu informações sobre um possível esquema de venda de informações privilegiadas por parte de servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em benefício de um despachante. Durante a apuração, foram identificadas empresas e pessoas físicas que seriam beneficiárias desse esquema.
Entre os envolvidos, o chefe e um servidor público da Ciretran foram afastados cautelarmente de suas funções públicas, assim como o assessor de um vereador de Maringá, devido ao aparente envolvimento nos fatos.
A Operação Money Poup representa um importante avanço no combate à corrupção e no combate aos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, falsificação de documento público e lavagem de bens, direitos e valores. O Ministério Público do Paraná continuará investigando o caso para garantir que todos os responsáveis sejam devidamente punidos.
Se é Notícia, #tanojornaldopovo