Na noite da última sexta-feira (16/08), o pai de santo Leonardo Cunha, conhecido como Pai Léo, e seu companheiro Maycon Azevedo foram feridos a tiros durante uma sessão em seu terreiro de umbanda, localizado em Boqueirão do Piauí. O ataque aconteceu por volta das 20h, quando um homem encapuzado entrou no local e disparou contra os dois, que estavam encerrando os trabalhos.
Pai Léo foi atingido no braço esquerdo e precisou passar por uma cirurgia para remover a bala. Já Maycon levou um tiro na barriga. Ambos foram levados ao hospital e, após se recuperarem, compareceram à delegacia de Campo Maior nesta terça-feira (20/08) para registrar o boletim de ocorrência.
Maycon classificou o ataque como um ato de intolerância religiosa e lembrou que este é o segundo incidente violento contra o terreiro. Quatro anos atrás, o local foi incendiado. O terreiro, que foi fundado há sete anos, fica no centro de Boqueirão do Piauí e é um espaço de trabalho para os dois, que enfrentam ameaças constantes.
Pai Rondinele, que apoia comunidades tradicionais no estado, afirmou que o Piauí é o quarto estado mais violento para terreiros, com oito casos de intolerância religiosa registrados somente neste ano. O recente ataque à estátua de Iemanjá negra em Teresina também ressalta a crescente violência contra práticas religiosas tradicionais na região.
Fique ligado! #Noticiasdopovo