liderança da OAB no estado, com eleição marcada para novembro
As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná estão previstas para ocorrer na segunda quinzena de novembro. Embora as chapas só sejam formalizadas após a publicação do edital de convocação, três advogados já se destacam como fortes concorrentes na disputa pelo cargo mais alto da entidade: Flávio Pansieri, Luiz Fernando Pereira, conhecido como Pereirinha e Marlus Arns.
Flávio Pansieri é advogado, pós doutor em Direito e professor do Mestrado e Doutorado da PUC-PR. Também é Presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Vice-Presidente da CAMFIEP. Foi Conselheiro Federal da OAB de 2012-2022. Proferiu mas de 300 palestras em 7 países, além de ser autor de mais de uma dezenas de livros publicados no Brasil e no exterior.
Para Pansieri a OAB precisa recuperar seu protagonismo histórico na sociedade.
Marlus Arns, que ganhou notoriedade por sua atuação em casos de grande repercussão, como a Operação Lava Jato, ressaltou que a OAB precisa ouvir e atender as demandas da categoria para fortalecer a classe.
“O próprio senso da OAB demonstra que a grande maioria dos advogados e das advogadas ganha menos de três salários mínimos por mês. Então nós enxergamos uma advocacia que precisa e que necessita ser ouvida e atendida pela Ordem dos Advogados do Brasil. Nós entendemos que fundamentalmente a OAB precisa valorizar o advogado e a advogada, defendendo suas prerrogativas, estipulando uma tabela de honorários digna, resolvendo a questão da fila dos dativos, sendo plenamente efetiva na defesa e valorização de cada um dos nossos 88 mil advogados e advogados ativos no Paraná”, afirmou.
Atualmente, a OAB Paraná é liderada por Marilena Winter, eleita em 2021 com 59,68% dos votos. A corrida para definir o novo presidente da seccional já movimenta o meio jurídico no estado, prometendo uma disputa acirrada entre os três postulantes.
MATÉRIA: MARC SOUSA RIC MAIS