Valdereis Sebastião Fernandes dos Santos, irmão do vereador José Odílio dos Santos (MDB), de Reserva, nos Campos Gerais do Paraná, foi preso em Curitiba após se entregar à polícia na última quarta-feira, 9 de novembro. Ele estava foragido desde julho, quando um crime brutal abalou a comunidade local.
Valdereis e seu irmão são acusados de assassinarem Diorgenes Fernando Ferraz Lemes, de 24 anos, um sobrinho deles. O crime ocorreu em 5 de julho, durante o velório de um familiar, quando, segundo as investigações, Diorgenes foi morto após cobrar uma dívida de seu tio, o vereador Odílio.
Enquanto Valdereis se apresentou na delegacia acompanhado de um advogado, José Odílio permanece foragido. Após o crime, o vereador prestou um depoimento virtual à polícia, afirmando que não tinha intenções de se entregar.
A defesa de Valdereis enfatizou que sua apresentação foi espontânea e declarou que buscará comprovar a inocência do acusado ao longo do processo. Ambos os irmãos enfrentam acusações de homicídio triplamente qualificado, e o caso tramita sob sigilo na Justiça.
Na denúncia apresentada pelo Ministério Público, foram destacados agravantes como motivo fútil, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e o perigo comum, uma vez que o assassinato ocorreu em um velório com a presença de diversas pessoas.
Em declarações anteriores, a defesa de Odílio alegou que ele estava sendo gravemente ameaçado pelo sobrinho, temendo por sua vida devido ao histórico criminal de Diorgenes.
Além do caso de homicídio, o vereador José Odílio também enfrentou outras controvérsias. Em agosto, ele recebeu uma licença da Câmara Municipal que o afastou das atividades legislativas por três meses. Em setembro, foi processado por fazer declarações misóginas durante sessões da câmara. A situação dos irmãos continua sendo acompanhada de perto pela comunidade e pelas autoridades locais.
Fique ligado! #Noticiasdopovo