Seja bem-vindo!

InícioEDUCAÇÃOPais passam a noite em filas para garantir vaga na rede municipal...

Pais passam a noite em filas para garantir vaga na rede municipal de ensino em Maringá

Publicado em

spot_img

Começou nesta terça-feira, 21, o período de cadastro na lista de espera por vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis ) e escolas da rede municipal de ensino de Maringá. Para garantir vaga em unidades perto de casa ou no ensino integral, muitos pais dormiram na fila.

Maringá tem 117 unidades na rede municipal de ensino entre Cmeis e escolas. Nem todas as unidades têm ensino integral. Mas cada vez mais os pais precisam matricular os filhos em escolas que oferecem o contraturno.

Uma necessidade que ficou evidente nesta terça-feira, 21, com o início do período de cadastro para a lista de espera por vagas na rede municipal de ensino. Em muitas unidades os pais passaram a noite na fila.

A reportagem recebeu relatos que havia mães com crianças e até gestantes na fila. A corretora de imóveis Débora Santos tem três filhos na rede municipal. Ela foi para a fila no final da madrugada e já tinha muita gente.

Débora precisa de uma vaga no ensino integral para o filho Arthur, que ingressa em 2025 no primeiro ano do ensino fundamental.

“Eu não consigo vaga em período integral. E o integral para o primeiro ano, a gente fez um levantamento junto com os outros pais, que é fundamental devido à alfabetização, que as nossas crianças hoje, até direcionamento de MEC, notas do ENEM, estão caindo cada vez mais, e justamente por questões de alfabetização. E isso daí impacta na vida social de uma criança e na vida dos pais também, porque muitas mães e muitos pais precisam trabalhar para ambos complementar a renda e trazer o sustento para dentro das casas. Desde ontem, pessoas, grávidas, crianças em filas, um absurdo, que nós estamos passando em pleno 2025, em Maringá, uma cidade planejada, que vem crescendo abundantemente com prédios verticalizados…”, afirma Débora.

Muitos pais na fila estão em busca de uma vaga para uma unidade mais perto de casa. É o caso de Mayara Maceira. A filha dela não se adaptou muito bem ao ensino integral e como o pai trabalha em home office consegue ficar meio período com a filha.

“Gostaria de trocar minha filha de escola, colocar nessa que é mais próxima à minha casa e vou ver se tem a vaga para o terceiro ano do ensino fundamental. Ela entrou com a vaga no meio período, ela fez o primeiro ano todo no meio período, no segundo ano ela conseguiu integral, ficou, mas não se adaptou muito bem e agora eu estou voltando ver se tem o meio período nessa escola que é mais próxima aqui de casa”, explica Mayara.

Jessica Sperandio desistiu de uma vaga no ensino integral. O que ela precisa mesmo é de uma vaga perto de casa. Jessica precisou sair do trabalho e começar a empreender para cuidar dos filhos no contraturno.

“Eu tenho dois filhos, eles estão na rede municipal já. A mais nova está no CMEI e o mais velho saiu do CMEI e está vindo agora para a escola municipal, que ele vai para o primeiro ano. Essa é a escola mais próxima, então eu gostaria que fosse nessa. Ele já está matriculado em uma outra escola, que era onde eu morava perto. […] Eu tô trabalhando em casa atualmente, tô tentando empreender, trabalhar em casa, montar minha rotina para poder cuidar deles.” diz a mãe.

O prefeito Silvio Barros foi até o local conversar com pais que aguardavam na fila

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para alcançar sustentabilidade, Prefeitura moderniza sistema previdenciário do IPMC com dois fundos

A Prefeitura de Curitiba e o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de...

Fim de semana de tempestades: paraná enfrenta chuvas intensas e risco de Granizo

Tempo volta a ficar instável no Paraná neste fim de semana. Segundo o Simepar,...

Adolescente morre ao comer bole de pote envenenado; polícia identifica suspeita

A adolescente Ana Luiza de Oliveira Neves, de 17 anos, morreu neste domingo (1º/6),...

Suspeito de matar avó e neta no PR durante ‘saidinha da prisão’ é denunciado pelo MP

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou João Vitor Rodrigues, conhecido como Vitinho, pelo...

Porsche com R$ 20 mil em impostos atrasados é apreendido após manobras perigosas

Um carro de luxo foi apreendido nesta quinta-feira (29) em Maringá, no Paraná, após...

Adolescentes confessam série de crimes com vítimas por engano em Maringá

Dois adolescentes, de 15 e 16 anos, foram apreendidos pela Polícia Civil e confessaram...

Mudanças no secretariado de Maringá: Expectativas e Rumores

Nos próximos dias, cresce a expectativa em Maringá sobre uma possível mudança no secretariado...