Seja bem-vindo!

InícioNOTÍCIASIsenção de IPVA para motos até 170 cc beneficia entregadores no Paraná

Isenção de IPVA para motos até 170 cc beneficia entregadores no Paraná

Publicado em

spot_img

Muitos profissionais aproveitaram o benefício estadual para fazer manutenção em suas motos

A isenção de IPVA para motos até 170 cc no Paraná trouxe alívio financeiro para motociclistas, especialmente para entregadores. Com a medida, antes restrita a motos de até 125 cc com mais de 10 anos de uso, muitos profissionais conseguiram reorganizar suas finanças.

O entregador Victor Emanuel, de 24 anos, destaca que a mudança facilitou seu planejamento financeiro. “Esse dinheiro serviu para antecipar o financiamento da moto”, afirma. Ele pagava cerca de R$ 570 de IPVA por sua motocicleta de 160 cilindradas e, assim que soube da novidade, decidiu usar o valor economizado para quitar parcelas do veículo.

Já Junior Mendes, também entregador, optou por utilizar o dinheiro de outra forma. Como não precisou arcar com o imposto, ele investiu em lazer com a família. “Eu pagava pouco mais de R$ 600 e, neste ano, pude usar esse dinheiro para passar uns dias na praia com minha mulher e filho”, conta.

Segundo dados da Receita Estadual, 770.196 motocicletas, motonetas e ciclomotores foram beneficiados com a isenção do IPVA 2025. O governador Carlos Massa Ratinho Junior enfatiza que a medida tem como principal objetivo valorizar os entregadores. “São profissionais que geram emprego e renda, ajudando o nosso Estado a crescer”, destaca.

Além disso, o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, reforça que a iniciativa também fortalece a economia do Paraná. “A isenção manteve a renda na mão do cidadão, permitindo que as famílias direcionassem o dinheiro para alimentação, lazer ou até mesmo para investimentos pessoais”, explica.

Manutenção e segurança no trânsito

Porém, além do impacto financeiro, a isenção de IPVA para motos até 170 cc trouxe outro benefício relevante: a melhoria na segurança do trânsito.

De acordo com Cacá Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos, Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana (Sintramotos), muitos motociclistas aproveitaram a economia para realizar manutenções essenciais em seus veículos. “São profissionais que passam mais de 12 horas por dia sobre a moto, e a manutenção é fundamental para garantir segurança”, ressalta.

Por isso, diversos entregadores investiram o dinheiro que seria destinado ao IPVA na troca de pneus e na revisão da chamada relação — sistema de transmissão secundária do veículo. Com isso, além de prolongar a vida útil da moto, a iniciativa também contribui para a segurança de todos no trânsito.

Dessa forma, a isenção do imposto não apenas melhorou a qualidade de vida dos motociclistas, mas também ajudou a reduzir riscos nas ruas. “Esse benefício promove segurança para os trabalhadores e para toda a população”, conclui Pereira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre no hospital homem esfaqueado após briga em conveniência em Maringá

Morreu na tarde deste sábado, 1º, na UTI do Hospital Santa Casa de Maringá, o...

Trevo do Catuaí de Maringá: congestionamento e acidente são registrados no 1º dia útil de mudanças

Essa segunda-feira, 3, é o primeiro dia últi após as alterações nas rotas do...

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com ampla maioria

O senador do União Brasil foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado pelos...

Jovem de Maringá viaja com amigos para Santa Catarina e é encontrado morto em praia

A vítima havia deixado Maringá há cerca de 15 dias para viajar com amigos...

Trevo do Catuaí de Maringá: congestionamento e acidente são registrados no 1º dia útil de mudanças

Essa segunda-feira, 3, é o primeiro dia últi após as alterações nas rotas do...

Pai tira a vida da filha adolescente, vai a velório e morre horas depois no PR

Um crime chocante abalou os moradores de General Carneiro, no sul do Paraná, nesta...

Turista argentino que sumiu em cachoeira de SC é encontrado morto

Causa da morte ainda não foi divulgada; Federico Bruni estava de férias no Brasil...