Animais viviam em gaiolas, sem acesso à água ou comida. Cães eram comercializados em revendas de veículos e em lava-car. Mulher presa em flagrante poderá responder por maus-tratos.
Cerca de 120 cães Spitz Alemão, Yorkshire e Pastor Alemão foram resgatados de um canil clandestino em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, nesta quinta-feira (30).
Os animais eram confinados em gaiolas e permaneciam em meio a fezes e urina, sem acesso à água ou comida, de acordo com Polícia Civil do Paraná (PCPR).
Os cachorros eram comercializados em revendas de veículos e em um lava-car para evitar que os compradores tivessem contato com o local onde eram mantidos, segundo o delegado Guilherme Dias.
Ele reforça que muitos desses animais são, geralmente, vendidos a preços baixos na internet.
“Esses animais refletem a forma como muitos criadores tratam animais destinados à venda. Muitos animais baratinhos, vendidos a baixos preços na internet, vivem em ambientes como esse. Acúmulo de fezes de meses, vivendo o que há de pior, verdadeiras torturas aqui nesses ambientes. Só que uma vez retirados desses locais, eles vivem lindos, sempre com lacinho, quando são destinados à venda”, diz o delegado.
O delegado afirma que todos os cães foram encaminhados ao Instituto Fica Comigo e passarão por avaliação veterinária, tratamento e castração antes de serem disponibilizados para adoção.
A mulher foi presa em flagrante e poderá responder pelo crime de maus-tratos a animais, com pena que pode variar entre dois e cinco anos de reclusão, conforme a PCPR.
As investigações continuam para apurar outras possíveis infrações.