Alta velocidade e falta de sinalização foram apontadas como causas da colisão
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou o laudo sobre o grave acidente ocorrido no Contorno Norte de Maringá, no dia 25 de fevereiro, que resultou na morte de duas pessoas. O documento foi encaminhado à Delegacia de Trânsito de Maringá, responsável pela investigação das responsabilidades no caso.
Conclusões do laudo
De acordo com a PRF, a principal causa do acidente foi a velocidade inadequada da carreta que colidiu com outros dois caminhões e um maquinário de obra asfáltica. Além disso, o relatório aponta que não havia sinalização adequada no trecho onde a obra estava sendo realizada.
A carreta envolvida estava carregada com aproximadamente 60 toneladas de areia. No entanto, a velocidade exata no momento da colisão não pôde ser determinada, pois o equipamento de registro de dados foi destruído pelo fogo após o impacto. Mesmo assim, os peritos concluíram que o veículo estava acima do limite adequado para a via.
O trecho antes do ponto da batida tem cerca de um quilômetro de extensão e é completamente reto, o que, segundo a PRF, daria ao motorista tempo suficiente para perceber a obra e reagir a tempo.
Defesa da empresa e posicionamento do DNIT
A empresa responsável pela carreta contestou o laudo da PRF, argumentando que a sinalização estava de acordo com as normas de segurança.
Por sua vez, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) reforçou, em nota, que as obras no Contorno Norte de Maringá seguem rigorosamente os protocolos de sinalização e segurança viária, tanto para motoristas quanto para os trabalhadores.
Agora, a Delegacia de Trânsito de Maringá segue com as investigações para definir as responsabilidades dos envolvidos no acidente.