Na terça-feira (18), um cachorro-do-mato foi encontrado dentro de uma escola municipal no distrito de Casa Branca, em Xambrê. O animal foi capturado por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), que avaliaram suas condições de saúde e, por estar em bom estado, ele foi devolvido à natureza.
Sobre o cachorro-do-mato
O cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) é um mamífero que pode medir entre 57 cm e 77 cm de comprimento, com uma cauda que varia de 22 cm a 41 cm. Seu peso costuma estar entre 4,5 kg e 8,5 kg.
Com hábitos noturnos, essa espécie onívora se alimenta de frutos, pequenos vertebrados, insetos, anfíbios, crustáceos, aves e carniças. Geralmente, costumam vagar pelo território em pares.
Denúncias de animais em cativeiro
Casos como esse são comuns, pois muitos animais acabam fora de seus habitats naturais devido à degradação ambiental ou interferência humana. Para resgates e denúncias sobre animais silvestres em situação de risco ou cativeiro ilegal, o cidadão pode acionar os órgãos competentes:
📌 Instituto Água e Terra (IAT) – Escritório regional de Umuarama: (44) 3623-2300 📌 Polícia Militar do Paraná – Contato via Ouvidoria 📌 Disque Denúncia 181 – Atendimento anônimo e sigiloso
O IAT reforça que, ao encontrar animais silvestres feridos ou fora do habitat natural, é essencial acionar as autoridades competentes para garantir o resgate seguro e a preservação da fauna brasileira.