A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada nesta quinta-feira (27), a suspensão temporária da comercialização e uso de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint. A medida vale por 90 dias e tem caráter preventivo, enquanto são apuradas reações adversas notificadas por consumidores.
Segundo a Anvisa, a decisão visa proteger a saúde da população e não inclui, neste momento, a exigência de recolhimento dos produtos. No entanto, os itens devem ser separados e não disponibilizados ao público durante o período de investigação.
O creme dental Colgate Total Clean Mint é a nova fórmula que substitui a linha Colgate Total 12. Um dos principais pontos analisados é a presença do fluoreto de estanho (SnF₂) na composição, substância que pode estar relacionada a efeitos colaterais observados em alguns usuários.
Reações relatadas:
-
Lesões na boca
-
Dor bucal
-
Sensação de ardência ou queimação
-
Inflamação na gengiva
-
Inchaço nos lábios
De acordo com a Anvisa, esses sintomas impactaram significativamente a rotina dos consumidores, gerando custos com tratamentos médicos, afastamento do trabalho e desconforto emocional.
Opiniões de especialistas
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) afirmou que os ingredientes usados em cremes dentais são, em geral, considerados seguros, e que reações alérgicas são raras. O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp, explicou que o fluoreto de estanho tem sido utilizado por sua ação antibacteriana, especialmente na prevenção de doenças gengivais. Ainda segundo ele, a substância pode causar reações em pessoas mais sensíveis, mas os sintomas costumam desaparecer com a suspensão do uso do produto.
O que fazer se tiver o produto
Consumidores devem verificar na embalagem do produto se há a substância “fluoreto estanoso” na composição. Caso haja reações adversas, o uso deve ser interrompido imediatamente. Quem apresentar sintomas pode relatar os casos à Anvisa pelos canais oficiais Limesurvey ou e-Notivisa.
A Colgate ainda não emitiu nota oficial sobre o assunto.