Valentina Oliveira Mansano, uma menina de 9 anos, encontra-se internada na UTI do Hospital Universitário de Maringá desde o último sábado, 21, após um acidente em uma piscina durante uma confraternização. A criança havia prendido o cabelo no sugador da piscina, o que resultou em um afogamento.
Após a criança sofrer uma parada cardíaca, ela foi entubada e, atualmente, está respirando sem ajuda de aparelhos. A família confirmou que Valentina abriu os olhos e pediu pelo pai, demonstrando sinais de recuperação. “Ela foi forte em resistir. Vai sair dessa, se Deus quiser”, disse o senhor Josué, pai da menina.
Valentina estava participando de uma confraternização de um coral de igreja da cidade em uma casa de festas, juntamente com outras crianças. A piscina em que ocorreu o acidente possui um metro e meio de profundidade.
A família percebeu o acidente quando a menina mergulhou e não retornou à superfície. Valentina ficou submersa por aproximadamente três minutos, até que seu cabelo precisou ser cortado para que ela pudesse ser retirada da água.
O pai da criança relatou que uma amiga da família, que também é enfermeira, estava presente no local no momento do afogamento e realizou os primeiros socorros. Em menos de cinco minutos, a ambulância do município chegou ao local para socorrer Valentina.
Valentina é filha única de Josué e sua esposa. O pai conta que ela sempre participa de missas e eventos religiosos, como ocorreu no sábado. Segundo ele, a menina é conhecida por esbanjar alegria por onde passa e adora brincar na água.
A família está unida em orações e torcendo pela recuperação completa de Valentina. O acidente serve como alerta para a importância da supervisão constante de crianças em ambientes aquáticos e a necessidade de medidas de segurança adequadas para evitar incidentes como esse.
Desejamos força à família e pronta recuperação à Valentina nesse momento difícil.

Se é Notícia, #tanojornaldopovo