O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou sua última transmissão ao vivo semanal do ano, intitulada “Conversa com o Presidente”, na qual fez um balanço do primeiro ano do novo governo. A live contou com a participação da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja.
Durante a transmissão, Lula abordou assuntos mais leves, como a convivência e os hábitos do casal no Palácio da Alvorada. No entanto, também foram mencionados temas recorrentes nas lives, como ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro e o desempenho do governo Lula.
Além disso, Lula e Janja reforçaram a intenção de regular as redes sociais, principalmente após o ataque hacker sofrido pela primeira-dama há uma semana. Também contestaram os dados sobre a previsão de crescimento da economia brasileira divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), considerada o “clube dos ricos”.
No entanto, as críticas ao governo do PT não foram deixadas de lado. Durante a live, Lula voltou a atacar o ex-presidente Bolsonaro, afirmando que assumiu a presidência do país herdando um Brasil “destroçado” por uma “pessoa negacionista”. Essas afirmações foram feitas após Lula fazer um breve balanço dos supostos avanços alcançados em seu primeiro ano de governo, como o crescimento da economia, a redução da inflação e do desemprego, e o suposto “respeito” do país pelo mundo.
No entanto, é importante ressaltar que as afirmações do presidente foram alvo de críticas por parte da oposição. Muitos questionam a realidade dos avanços mencionados e apontam para problemas como a falta de investimentos em infraestrutura, a alta carga tributária e os altos índices de corrupção durante os governos do PT.
A live encerrou o ciclo de transmissões semanais do presidente, deixando um panorama do primeiro ano do novo governo. Agora, cabe à população analisar e refletir sobre as ações e resultados apresentados, considerando as diferentes perspectivas e opiniões.
Se é Notícia, #tanojornaldopovo