No dia 29 de fevereiro de 2024, uma data que só ocorre a cada quatro anos devido ao ano bissexto, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) em Teresina, Piauí, testemunhou o nascimento de 23 bebês. Essas crianças terão que esperar até 2028 para comemorar seu primeiro aniversário, de acordo com o calendário oficial.
Entre os recém-nascidos está Joaquim Fontineli, que veio ao mundo às 9h08 do dia 29 de fevereiro, pesando 2,6 kg e medindo 49 centímetros. Seus pais, Maria de Jesus Pereira e Josimar de Andrade, estavam esperando que ele nascesse no dia 27, que é o aniversário do avô paterno de Joaquim. No entanto, eles já imaginavam que poderia ocorrer no dia 29 de fevereiro, dada a natureza bissexta do ano.
“Nascer em um ano bissexto é algo muito diferente. Acho que quando meu filho for adulto, além de ser algo único, ele vai se orgulhar, como os jovens de hoje dizem, porque nem todo mundo nasce no dia 29 de fevereiro. Ele terá duas datas para celebrar seu aniversário, mas a oficial será a cada quatro anos, o que é incrível. Estamos felizes”, comentou Josimar de Andrade Amorim, pai de Joaquim.
Dos 23 bebês que nasceram na NMDER no dia 29 de fevereiro de 2024, 16 foram por cesariana e sete por parto normal. A equipe da maternidade comemorou esse evento raro, que acontece apenas a cada quatro anos.
“A equipe da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) comemorou o nascimento dos 23 bebês, um evento raro que acontece a cada quatro anos. Estamos com três meses de total funcionamento e em todos os dias, incluindo este especial, estamos dedicados a proporcionar a melhor experiência possível para nossas pacientes, garantindo segurança e cuidado em todos os momentos”, afirmou Marcele Avelino, diretora técnica da NMDER.
O ano bissexto ocorre a cada quatro anos para ajustar o calendário gregoriano ao ano solar, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, aproximadamente 365 dias e seis horas.

Se é Notícia , #tanojornaldopovo