Na madrugada desta quinta-feira, 30 de maio, um capitão do Corpo de Bombeiros, que estava colaborando com a Defesa Civil no auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, foi preso em flagrante pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), unidade do Ministério Público do Paraná. A prisão ocorreu em Curitiba, quando o capitão estava descarregando fardos de energético em uma distribuidora de bebidas no bairro Uberaba.
Além do capitão, seu tio também foi preso por participação no esquema criminoso. A prisão aconteceu após a equipe do Gaeco flagrar o momento em que o capitão estacionou uma camionete no local onde os donativos estavam guardados e carregou os fardos de energético. No local, foram encontrados também roupas, eletrônicos e instrumentos musicais, que aparentemente foram doados pela Receita Federal para a Defesa Civil.
Ainda não está confirmado se todos os itens desviados seriam destinados ao Rio Grande do Sul. O capitão tinha acesso a dois barracões da Defesa Civil, um em Piraquara e outro em Curitiba, onde mais doações podem ter sido subtraídas.
Além disso, há informações de que a dupla já estava comercializando parte dos produtos desviados pela internet. O capitão deverá ser denunciado por peculato, enquanto seu tio deverá responder por receptação. A investigação continua para apurar a extensão do esquema criminoso e identificar outros possíveis envolvidos.
O desvio de donativos destinados às vítimas de enchentes é uma atitude repugnante, que prejudica diretamente aqueles que mais precisam de auxílio. Espera-se que a justiça seja feita e que casos como esse sejam punidos de forma exemplar, para garantir a integridade das ações de solidariedade em momentos de crise.
Se é Notícia, #tanojornaldopovo